Menu Superior
Localizar usuário  
Menu da Companhia da Vacina
  Informações sobre a Doença: Cólera

O que é a Cólera?

É uma doença que se apresenta na forma de diarréia aquosa, vomito e dor nas pernas. A doença é reconhecida como das mais fatais com taxa de mortalidade de 45 a 50%, causada pelo Vibrio Cholerae. A infecção é normalmente leve ou sem sintomas, mas as vezes pode ser muito forte. Ocorre rápida perda de fluidos corporais o que leva a desidratação e choque. Sem tratamento pode levar a morte em poucas horas.

Como a pessoas contraem e transmitem a Cólera?

Bebendo água ou comendo alimentos contaminados com a bactéria da cólera. Numa epidemia a fonte de contaminação mais usual são as fezes de uma pessoa infectada. A doença se espalha rapidamente para áreas com baixos níveis de tratamento de água e esgoto.
A bactéria vive também no meio ambiente em rios e encostas. Moluscos e mariscos servidos crus são também fontes de cólera. A doença não se transmite comumente de uma pessoa para outra, logo o contato casual com uma pessoa infectada não é passível de contrair a doença.

Como é o tratamento da doença?

Reposição de fluidos e sais perdidos durante a diarréia. Os pacientes podem ser tratados com rehidratação oral, mistura de açúcar e sal na água que devem ser ingeridos em grande quantidade. Esta solução é usada mundialmente no tratamento de diarréia. Nos casos graves indica-se a reposição de fluidos via intravenosa. Com a rehidratação, a mortalidade cai a menos de 1%. Os antibióticos reduzem a severidade da doença mas não são mais importantes que a rehidratação.

Quais as áreas de risco da Cólera?

África, Ásia e América Latina, são as áreas de ocorrência de epidemia da cólera. Cuidados adicionais deve ser observados com a alimentação ou transporte de alimentos como mariscos e moluscos de áreas contaminadas. Esses alimentos devem ser consumidos apenas quando assados ou cozidos.

Qual o número de casos da doença e mortalidade?

Estima-se que tenhamos anualmente, nos países em desenvolvimento, 5 milhões de pacientes com diarréia e 4 milhões de mortes. A maior incidência e gravidade ocorre em crianças com menos de 5 anos de idade.

Existe vacina contra a Cólera?

A vacina disponível no Brasil é composta de 4 cepas inativadas do “Vibrio cholerae” e uma subunidade recombinante da toxina da cólera, e induz proteção satisfatória cerca de uma semana após a conclusão do esquema de imunização primária, que é oral.
Devem ser vacinadas crianças a partir de 2 anos e adultos que visitarão áreas de risco para infecção por cólera ou diarreia causada por ETEC.
Os resultados revelam proteção contra a cólera de 80 a 85% para os primeiros seis meses em todas as faixas etárias. A eficácia protetora contra a diarreia por ETEC é de 60%, por um período de 6 meses.

 
Dra. Ligia Giusti Pereira - Responsável Técnica - CRM 45957